Bem-vindo ao Site dos Surfsauros em: 30 de julho de 2014
   
     Início arrow Artigos e Dicas arrow Artigos e Dicas arrow Surfar Rejuvenesce a Mente
<
surfasauro2007-1.jpg
Menu Principal
Início
Quem são os Surfsauros ?
Lagartixas Lagartixas
Galeria de Fotos
Relatos e Trips
Artigos e Dicas
Links Interessantes
Contato
Procurar no site
Notícias Notícias
Campanhas Campanhas
Lista de Discussão
Vídeos
Previsão das Ondas
Envie para um amigo
Parceiros
Alohadio Alohadio
Surfnews
Mapa do Site
Quer anunciar no site ? Quer anunciar no site ?
Mapas dos Picos Mapas dos Picos
Wavetoon
BlogSauro
Surfsauros Store Surfsauros Store
Imagens Escolhidas
Google Translation
Previsão das Ondas
Surfar Rejuvenesce a Mente PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Por Surfsauromaster   
30 de junho de 2005

SURFAR REJUVENESCE A MENTE
Muitas vezes um sujeito com problemas da idade ou de saúde, na verdade está com problemas na cabeça, e o surf deixa a mente jovem.

Por: Teco Padaratz - Publicado em 07/2004 - Revista Fluir

Tempos atrás recebi, aqui em Florianópolis, a visita de um amigo que foi uma grande referência na vida de muitos da minha geração. Não que ele tenha sido um grande surfista competidor, mesmo porque ele vem de uma geração onde competição era para poucos. Hoje, já na tão falada meia idade, ele tem o orgulho de dizer que isso afeta aquelas pessoas que não aceitam a própria idade e acham que estão ficando velhas.

Seu nome é conhecido no Brasil inteiro, mas seus personagens através de todos os filmes e novelas que já fez na sua longa carreira de ator, são ainda mais famosos. Quem não se lembra da série da TV Globo "Armação Ilimitada"? Quem não se lembra do "Juba"? Essa figura a quem me refiro se chama Kadu Moliterno.
Pois é, estou falando do primeiro surfista a aparecer na tela como surfista mesmo. Eu peço desculpas para os que vieram antes de mim, mas não lembro de outro personagem surfista na TV brasileira antes dele. Deixando de lado todo o assédio das pessoas e a fama de artista da Globo, o que mais impressiona no Kadu é o exemplo de vida e saúde que ele passa pra você.

Tive a oportunidade de levá-lo para uma sessão de surf no sul da ilha, e no caminho ele foi contando sua história. Aproveitei para gravar seu depoimento para o progama "Toque do Teco" que apresento aqui na RBS, e confesso que faltou espaço para passar tudo o que ele me falou no carro.

Parecia que o Kadu tinha sido enviado do céu para abrir minha mente, pois este ano ando pensando um pouco na idade, na fase que estou passando, e me sentindo um pouco fora de forma.

Quando comentei isto, ele despertou e começou com uma frase famosa que diz que a "vida começa aos 40 e não aos 30".

E no papo que rolou, Kadu falou como começou nas telas e, acima de tudo, como faz para se manter em forma aos 52 anos. Uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi como essa idéia de idade está relacionada à cabeça do indivíduo. Muitas vezes um sujeito com problemas da idade ou de saúde, na verdade está com problemas na cabeça, e o surf deixa a mente jovem.

"Cara, você tem que ser jovem de espírito, assim pode ser jovem para sempre", ou, "o que muda é só o corpo, e eu digo na sua forma externa, porque por dentro a gente cuida é com a cabeça", podem parecer frases meio batidas, mas saíram da boca de um homem que é um dos melhores nadadores brasileiros acima dos 50 anos.

Pude perceber na sua simplicidade e simpatia, a humildade de uma pessoa que veio da praia direto para o estrelato sem deixar de ser simples e responsável.

Aliás, responsabilidade foi uma palavra muito repetida no seu discurso, tanto quanto saúde e idade. Depois de muitas ondas e conversa, veio a grande lição do Kadu, ou do "Juba" para quem ainda tem saudade da série "Armação Ilimitada": para ter saúde mental e manter o espírito jovem você tem que querer o bem, sempre o bem.

Nesse mesmo dia li as cartas que mandaram para o Fred d'Orey depois de sua excelente coluna sobre localismo e mostrei para o Kadu. Chegamos à conclusão de que quem está certo mesmo é o Gabriel, O Pensador, que diz: "Faça o bem, pois o bem faz o bem acontecer".

Isto é saúde mental, aquilo que alimenta o coração e, por conseqüência o corpo. E saber também que a paz está acima de tudo na vida, e que é através dela que achamos a jovialidade. Gostaria de saber o que um local violento pensa da situação do Iraque, por exemplo? Ou até mesmo saber o que essa pessoa pensa e faz pela Amazônia, se está sendo tão bairrista no seu pico?

Enfim, a vida é uma só e é rápida, mas dá tempo para mudar, relaxar, viver e semear a paz. Assim seremos jovens muito além dos 50, 60, 70, com perspectiva de vida longa. Como se fôssemos crianças de novo, só que com consciência.

Tantas ondas, tantos momentos desperdiçados pensando em besteira, botando haole (palavra equivocada mais usada no momento) para fora do pico (e isso vale também para o haole que chega achando que pode tudo, pois amanhã vai embora e só ano que vem), tanta gente brigando por ondas e até por Deus. Isso é incrível, uma onda é uma forma de vida em movimento, não instrumento de desavenças. Ondas trazem saúde, física e mental.
Para concluir: o surf deixa a mente jovem. Sacou ou preciso dizer mais?

Seja feliz, seja jovem, seja você mesmo, sem padrões, mas esteja em paz, querendo o bem. Isso sim é de se respeitar, isso é saúde.
Obrigado ao Kadu e todos aqueles que lutam pela vida de forma sadia e benéfica.
 
< Anterior   Próximo >
Grupos do Google
Participe do grupo Surfsauros
E-mail:
Visitar este grupo
Últimos ítens
Últimos links incluídos
SurfOnLine
10/06/2011
Por trás do pico
30/05/2011
Rafael Imhof
19/05/2011
Gauchos del Mar
03/05/2011
Madeirite Trópico
08/11/2010
Mais lidos
Links mais acessados
Wavetoon
8937
Surfclipe
8703
Chasing the lotus
8162
Algarve Surf Photos
7642
Blog Giovanni Mancuso
7520
Syndicate
Surfsauros
POWERED BY MAMBO OPEN SOURCE 4.5